No dia 1 de janeiro celebramos o Dia Mundial da Paz, mas você sabe como ele surgiu? Criado em 1967 pelo Papa Paulo VI, ele foi criado com a proposta de dedicar à paz o primeiro dia do ano novo.
Originado no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas dispostas a apenas agradecer em um dia específico no ano, o Dia da Gratidão ficou conhecido nos Estados Unidos e Canadá como Thanksgiving Day. No Brasil ele é celebrado no dia 6 de janeiro.
Criado pela comunidade bahá'i, religião surgida na Pérsia no século XIX, o Dia Mundial da Religião surgiu como um esforço desta comunidade com o intuito de unificar o mundo em uma única religião mas que congregasse todas as outras, levando assim à paz mundial livre de preceitos de uma ou outra religião sendo impostos. Atualmente este dia é celebrado em 21 de janeiro.
Vinda do latim solitas, que significa solidão, a palavra saudade possui um significado muito profundo em nossa língua, remetendo à nostalgia sobre, algum lugar, algum fato ou à falta que sentimos de alguém. Aqui no Brasil a data escolhida para homenagear este sentimento foi o dia 30 de janeiro.
Existem ainda diversas outras datas e comemorações que podem variar de acordo com a cultura, país, região, religião ou tradição, mas o intuito de celebrá-las é sempre o mesmo: Comemorar e relembrar aquilo que não se deve ser esquecido, para que continuemos preservando aquilo que conquistamos ou que nos faz bem.