Solucionando a falta de espaço para sepultamentos, especialmente nas cidades grandes, os cemitérios verticais utilizam menos espaço e ainda poupam o meio ambiente de possíveis efeitos poluentes, já que o líquido liberado durante o processo de decomposição acaba sendo retido por uma tubulação que o purifica. Desta maneira, quando é liberado, não traz nenhum tipo de risco ao meio ambiente.
O cemitério vertical é uma atualização da concepção construtiva vinda da Civilização Maya, na qual há a construção de alvéolos hermeticamente fechados e sobrepostos.
Neste tipo de cemitério, os corpos são sepultados acima do solo em uma espécie de túmulo feita com paredes de concreto. Nos casos em que a família opta por cremação, as cinzas da pessoa querida podem ser guardadas em um cinerário destinado para este fim.
O mais comum e também o mais antigo tipo de cemitério que existe é o horizontal. Neste tipo de cemitério, os corpos são sepultados subterraneamente, além de possuir uma área aberta com jazigos e túmulos, que costumam ser de mármore.
Locais de muito valor turístico, cultural e histórico, nos cemitérios mais antigos, costuma-se encontrar enormes construções, mausoléus e estátuas. É muito comum encontrar estátuas e homenagens para pessoas que foram consideradas importantes em uma cidade, por exemplo.
Repletos de uma ampla área verde, os cemitérios, jardim ou parque, podem abrigar bosques, trilhas e vários atrativos naturais. Este tipo de cemitério proporciona um ambiente sereno e tranquilo para os visitantes, que além de homenagear um ente querido, podem também desfrutar de uma paisagem natural.
Normalmente, no cemitério, jardim ou parque, o túmulo é identificado por uma placa na cor branca, podendo variar conforme as regras de cada cemitério. Também são aspectos deste tipo de cemitério jazigos subterrâneos, cobertos por um extenso gramado.
Você já conhecia todos os tipos de cemitérios? Conte com a Funerária Nossa Senhora do Carmo para sanar todas as suas dúvidas e ajudar nos momentos difíceis.